domingo, 28 de junho de 2009

Importância do Diploma de Jornalismo de Moda


No último dia 17 de junho foi estabelecido o fim do diploma de jornalismo. Todavia é clarividente a necessidade de um conhecimento teórico científico para exercer qualquer profissão, no jornalismo de moda não é diferente.
Antigamente, há exatamente algumas semanas atrás, quando era obrigatório ter cursado a faculdade de jornalismo para atuar na área era muito comum encontrar na imprensa especializada em moda o despreparo de alguns “profissionais”, de acordo com o autor Dario Caldas em seu livro Observatório de Sinais, “o jornalismo brasileiro especializado, via de regra, é pouco analítico e sofre das síndromes do colonizado e da coluna social”.
O que devemos esperar agora se não é mais preciso o mínimo de preparo para escrever sobre esse ou qualquer assunto? Infelizmente algo pior está por vir, mas meu lado esperançoso (esperança sentimento que não é para todos algo positivo) acredita no mesmo desejo do Observatório de Sinais: Que os textos adquiram conteúdo, que os críticos façam critica não somente elogios as mesmices pagas.

3 comentários:

  1. esperança que conteúdo vá aparecer? se ja perdemos a nossa capacidade de analisar e discutir... acho dificil!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Bom...
    Eu acho que sempre haverá lugar de destaque aos realmente bons. Os que copiam e colam e os que fazem só o feijão-com-arroz, a partir de agora terão mais oportunidades, quem sabe. Mas certamente só permanecerão atuantes e respeitados no jornalismo aqueles que realmente forem bons, com ou sem diploma.

    Beijos, Flá. Ótima iniciativa a do blog.

    CamilaRufine

    ResponderExcluir